Nos deparamos com uma nova palavra no nosso vocabulário, e essa palavra é de uma conquista sem tamanho para toda a sociedade, pois estamos falando do CAPACITISMO...
Resumidamente, capacitismo é o preconceito social contra pessoas com qualquer tipo de deficiência. Identificamos essa discriminação nos comentários que faz alusão a qualquer limitação de uma pessoa para ofender ou fazer piada, ou em comportamentos de ambientes que desconsideram a capacidade e/ou habilidade de uma pessoa apenas pelo seu diagnóstico.
A informação é a maior ferramenta que faz com que repensemos nossas “brincadeiras”, piadas e atitudes que historicamente deixavam pessoas com deficiência à margem dos seus direitos.
Agora que você tem essa informação, não é mais admissível que continue reproduzindo atitudes capacitistas, pois com isso saímos da posição de acharmos que só quem está diretamente ligado a uma pessoa com deficiência deve ser inclusiva, mas isso também limita espaços, e o que está em debate é justamente não termos fronteiras para a inclusão e nos responsabilizarmos de que todos nós temos a ver com isso.
A pessoa com deficiência deve estar onde quiser, usufruindo dos seus direitos e deveres como qualquer cidadão, e uma regrinha básica para não escorregarmos em ações capacitistas é sempre lembrarmos que a pessoa vem à frente da deficiência.
Seguem algumas dicas para reflexão de mudanças de comportamentos necessárias:
Muitos outros exemplos poderiam ser citados neste artigo, contudo fica o reforço do RESPEITO AO SER HUMANO e que o diagnóstico não determina nenhuma pessoa, o que a determina são as oportunidades possibilitadas para uma pessoa que tem consigo sua personalidade, cultura, crença, características genéticas e por acaso um diagnóstico com algum tipo de deficiência em que o meio ambiente é que precisa se adequar para a sua inserção.
Maria de Fátima Rebouças da Silva
Assistente Social
Comments